Como
iniciei a Leitura
Meus primeiros
passos na direção da leitura, foram uma fuga de um universo de bullying no qual
eu era o alvo. Meu pai era funcionário do colégio onde eu estudava e
também era semi-interna e por conta de ser filha de um
empregado fui contemplada com uma bolsa de estudos. Eramos pobres e
as meninas eram ricas dessa forma, não havia integração social, assim, meus
dias eram vividos em uma biblioteca.
Meu mundo era ficar
entre livros cujos personagens eram colegas ,
amigos e companheiros. Livros de Monteiro Lobato e Mark Twain eram os meus
favoritos, pois eu também era uma personagem e a madre superiora sempre me
pegava falando sozinha.
Essas
leituras levaram-me a fazendas, a bairros, rios, lagos pescaria, campos e
espaços maravilhosos onde fui muito feliz. Meu pai sempre dizia “Que é isso
menina? Parece que sempre está no mundo da lua”. Estava mesmo, não no mundo da
lua, mas no meu mundo de livros.
CLARINHA ASCENÇÃO DOS SANTOS
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE LEITURA E ESCRITA
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE LEITURA E ESCRITA
Sempre gostei de ler e escrever, nada me deixava mais feliz do que as composições pedidas pelos professores sobre meu animal de estimação, as férias, a família, enfim tudo que eu podia explorar. Durante o ginásio e colegial os “tipos” de textos que estudávamos eram a narração, dissertação, descrição e poético e sempre tínhamos que escrevê-los. Apesar de não ter reclamações dos métodos, percebo que naquela época não fui incentivada a expressar criticidade e assim tinha dificuldades em escrever.
A leitura foi o que me ajudou a superar as dificuldades na escrita. Sempre gostei muito de ler, mas na 5ª série conheci os livros da série Vaga-Lume, a partir da leitura do primeiro livro, Zezinho o dono da porquinha preta, não parei mais. Adorava ir à biblioteca e escolher o próximo livro, o fato de ter que fazer prova nunca me incomodou. Lia muito romance na adolescência, romances são meus preferidos até hoje.
O que mais me fascina na leitura é o fato de que o mesmo livro, o mesmo texto pode ter diferentes interpretações de acordo com meu momento. Na leitura gosto de sublinhar, circular, comentar, quase que consigo discutir, questionar e opinar com o autor. Acredito que a Escola deve fazer o possível para trazer este mundo para o adolescente.
Claudinéia Beppe Romancini.
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