5ª série/ 6º ano - Tempo previsto 5 aulas
Sequência Didática
Objetivos
Trabalhar o gênero textual crônica e suas características; vocabulário; leitura compartilhada e silenciosa.
Recursos
Dicionários; laboratório de informática com acesso a internet; vídeos
Antes da leitura
- Levantamento de hipóteses referente ao título
Qual é o titulo do texto?
Quem é o autor?
Vocês já viram um avestruz?
Se viram. Onde?
O que será contado nesta história?
Após a leitura compartilhada
- Confirmar as hipóteses;
Leitura silenciosa
- Grifar as palavras desconhecidas;
Trabalhar oral/escrita
- Foco narrativo
- Enredo
- Tempo
- Espaço
- Personagens
- Anotações sobre as características do avestruz;
- Verificar o conhecimento prévio, sobre a criação dos animais por Deus;
- Pesquisa sobre avestruz como habitat/hábitos;
- Vídeos informativos (Discovery Chanel);
Fechamento
Apresentação oral para o restante da sala, sobre o conteúdo pesquisado, utilizando desenhos, e/ou figuras (cartazes)
PRATA, Mário: Avestruz, crônica publicada na Revista Época em 20/02/2009.
ROJO, Roxane: Letramento e capacidades de leitura para a cidadania.
SÃO PAULO (Cidade) Secretaria Municipal. Diretoria de Orientação Técnica. REFERENCIAL DE EXPECTATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA E ESCRITORA NO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL (p. 13, 22, 24, 36, 37, 42). São Paulo: SME/DOT, 2006.
Sites pesquisados e utilizados na SAI:
Biografia do Autor: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1rio_Prata, acesso em 11/05/2013
Crônicas:
12/052005, http://www.qdivertido.com.br/cronicas.php, 12/05/2005, http://cronicasinfantis.blogspot.com.br/, acesso em 14/05/2005, http://www.creativemidia.com.br/nijair/cronicas2.asp?codigo=40, acesso em 12/05/2013,http://recantodacronica.blogspot.com.br/2010/05/historia-nao-tao-infantil-cronicas.html, acesso em 15/05/2013,
E.E.PrªRisoleta Lopes Aranha
Atividade realisada no modulo três do curso EAD-MGME oferecido pela EFAD/SEE
Escola Estadual Mosenhor Henrique Nicopelli
Aline
Andreia Luiza
Edgar Lopes
Clarinha a. dos Santos
Zilza Maria Bueno
Comentar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário