CURSO MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO – DIRETORIA DE AMERICANA
Atividade realizada no módulo 3, do curso EAD – Melhor Gestão, Melhor Ensino – oferecido pela EFAP/SEE, e que foram analisadas, revisadas e reelaboradas pelos integrantes do grupo 7 - Clarinha Ascenção dos Santos, Claudinéia Beppe Romancini, Maria Aparecida Sizilio Brugnaro turma 314.
Uma das formas de evidenciar a importância da aula é criando situações em que ela seja muito proveitosa. A gestão também em sala de aula permite maior aproveitamento do tempo, do espaço de materiais e assim, consequentemente melhor ensino. Nesta perspectiva trabalhar com situações de aprendizagem proporciona uma aprendizagem mais significativa. Segue uma situação de aprendizagem que pode ser utilizada não somente com este texto, mas sendo feita adequações necessárias pode ser usada em diferentes textos.
Situação de Aprendizagem – Leitura
Público alvo - 6º ano
Tempo previsto: 06 aulas
Conteúdos e Temas: traços característicos de crônica narrativa; leitura oral de narrativas, com enfoque nas crônicas; dramatização oral em contação de história.
Competências e Habilidades: reconhecer características do gênero “crônica narrativa”; identificação de crônicas narrativas em outros gêneros, por exemplo, conto de fadas, fábulas, etc; oralidade em contação de histórias.
Estratégias: sondagem inicial com base no repertório dos alunos; hipotetização em leituras; pesquisas dirigidas sobre o autor e outras crônicas.
Recursos: visual, oral, textual com utilização de imagens, sala de informática, uso do dicionário e o texto de Mário Prata intitulado “Avestruz”.
Avaliação: rodas de conversa, pesquisas dirigidas e apresentação em grupos.
Atividade 1: Aula essencial: Discussão oral sobre animais de estimação dos alunos (tipos, exóticos, relação), levantamento dos conhecimentos prévios.
Atividade 2: Questionamentos sobre o animal Avestruz (título) – se conhecem, se há como imaginá-lo um animal de estimação, o que pensam sobre a ave, etc.
Atividade 3: Leitura compartilhada do texto estimulando a hipotetização.
Atividade 4: Estudo do vocabulário (contextualização e uso do dicionário).
Atividade 5: Leitura silenciosa feita pelos alunos.
Atividade 6: Socialização e roda de conversa e ou escrita sobre a crônica.
Atividade 7: Retomada das características do gênero crônica (narrador, personagens, tempo, espaço, enredo).
Atividade 8: Pesquisa dirigida sobre o autor Mário Prata, podendo esta ser feita em SAI para que os alunos vejam a foto do autor e outras informações.
Atividade 9: Pesquisa dirigida no SAI de outras crônicas para serem discutidas em uma roda de leitura.
Atividade 10: Apresentação de vídeos de leitura dramatizada, contação de história para que em seguida divididos em grupos, os alunos apresentem as crônicas escolhidas, exercitando a oralidade.
Bibliografia:
AMARAL, Heloísa: Escrevendo o Futuro.
MARINHO, América dos Anjos Costa: Reflexões sobre o trabalho do professor , Especialmente produzido para o Projeto de Recuperação Paralela em 2008.
PRATA, Mário: Avestruz, crônica publicada na Revista Época em 20/02/2009.
ROJO, Roxane: Letramento e capacidades de leitura para a cidadania.
SÃO PAULO (Cidade) Secretaria Municipal. Diretoria de Orientação Técnica. REFERENCIAL DE EXPECTATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA E ESCRITORA NO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL (p. 13, 22, 24, 36, 37, 42). São Paulo: SME/DOT, 2006.
Sites pesquisados e utilizados na SAI:
Biografia do Autor: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1rio_Prata, acesso em 11/05/2013
Crônicas:
http://www.qdivertido.com.br/cronicas.php, acesso em 11/05/2005, http://cronicasinfantis.blogspot.com.br/, acesso em 12/05/2005,http://www.creativemidia.com.br/nijair/cronicas2.asp?codigo=40, acesso em 12/05/2013, http://recantodacronica.blogspot.com.br/2010/05/historia-nao-tao-infantil-cronicas.html, acesso em 13/05/2013,
Vídeo sobre o animal: http://www.youtube.com/watch?v=P_rAtx0wcAE, acesso em 11/05/2013
Vídeo de contação de Histórias:
Situação de aprendizagem elaborada pelo grupo 4 no segundo encontro presencial do Curso MGME da Diretoria de Ensino de Americana e revisada pelos integrantes do grupo 7 da turma 314 do EAD - Melhor Gestão, Melhor Ensino, módulo 3 oferecido pela EFAP/SEE.
Claudinéia Beppe – E.E. Profª Niomar App.M. G. Amaral Gurgel – Diretoria de Americana
Kátia Marcorin – E.E. Profª Luzia Baruque Kirche – Diretoria de Americana
Maria Cristina Dias – E.E.Profº Jorge Calil Assad Sallum – Diretoria de Americana
Mônica Giannini – E.E.Profº Jorge Calil Assad Sallum – Diretoria de Americana
Solange Sales – E.E.Profº Jorge Calil Assad Sallum – Diretoria de Americana
Thiago Bonfim – E.E. Profª Sebastiana Paie Rodella – Diretoria de Americana
Nenhum comentário:
Postar um comentário